terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Exames: averiguando o saber?


Essa viajem pode desmistificar enfim uma serie de coisas. Usa-se o passado pelo sentido de que as primeiras impressões de “viajem sonho" já acabou. Quando poderia do contrario confirma-las, o compromisso ético me conduz ao cumprimento dos trabalhos da faculdade e estudos sistemáticos para os tão falados “exames”, ao concomitante interesse cada vez mais intenso por outros estudos do meu projeto de conclusão de curso, ou seria iniciação?
Enfim, viajar a conhecer novas culturas também ocupou as preocupações. Imaginar estar nos estudos e se dar conta que logo mais há um vôo marcado para a França é algo bastante incômodo. É, realmente irritante “ter um vôo marcado para a Fraça”, quando poderia se estar indo “à uma viajem pela terra romântica”.
Mas a novela continua. Ficar sem notícias e presença dos professores em época de exame é uma experiência exótica. O desinteresse por conteúdos específicos e a obrigação do aprofundamento teórico, específico e decorativo não tem mesmo me agradado. Não acredito que esse seja o objetivo do que poderíamos chamar de avaliação. Do contrário, o papel desta é realmente averiguar o que se sabe, como estão se desenvolvendo as reflexões dentro da disciplina, ainda mais que isso, seu papel é formador.
Mas então cumpridas essa primeira etapa de exames é tempo de, ao menos na viajem à França, despreocupar-se do que não está acessível e agarrar com força a oportunidade de conhecer outra cultura.

Nenhum comentário: